domingo, 3 de novembro de 2013

Outubro 2013 - um mês mau, com lições a reter

O mês de Outubro foi péssimo. Até comecei bem, pois já ia com €179 no final do dia 4. Depois surge um red de €222 no Leverkusen v B Munich. Foi este red que despoletou o descontrolo. Basicamente, estava a tentar recuperar o lucro de uma vez só. Isto significou que estava a trabalhar com stakes muito mais elevadas. Como senti essa pressão para tentar recuperar rapidamente, fui cavando cada vez mais o meu próprio buraco. Foi um mês em que quase tudo correu mal. Serve-me de lição. E como já me aconselhou uma pessoa que me é próxima: tenho de avaliar o meu trading não focando só neste mês. Há vida para lá deste mês... 


...a verdade é que até me custa mostrar o P&L deste mês. Só posso ser louco para "perder" tanto "dinheiro". De facto é bastante "dinheiro", disso não tenho nenhuma dúvida. Ainda assim, para mim só se trata de "dinheiro" quando chega à minha conta bancária. Até lá é apenas saldo digital. E o saldo digital serve para crescer e diminuir. Não posso ficar refém das perdas nem dos ganhos. 

Além do mais, a banca da betfair resulta de lucro, ou seja, é dinheiro que me posso dar ao luxo de perder. Considero que ainda tenho muito para evoluir, mas claramente estou melhor agora do que no início do ano de 2013.


Dito isto, não deixo de considerar que foi uma perda muito significativa e que não pode, de maneira nenhuma, repetir-se. Pensei bem sobre o que se passou e vou simplesmente expor as minhas conclusões:


1- Preparar, consoante a minha disponibilidade, os jogos em que trabalho.
Tenho mesmo de olhar para as estatísticas e se possível analisar as imagens dos últimos 2/3 jogos das equipas que se defrontam.

2- Trabalhar apenas jogos com acesso a livestream (pode ter delay considerável).
Dado que não tenho um conhecimento profundo de todas as equipas com que trabalho, é essencial interpretá-las em campo. Como a minha exposição não é de curta duração, acabo por não depender muito de um delay muito pequeno.

3- A exposição máxima num jogo, é aquela que eu estou disposto a perder pacificamente. 
Este ponto é essencial. Foi por não o ter respeitado que dei um mega-tombo no Juventus v AC Milan (-€995). Só me apercebi do risco a que estive exposto depois de sofrer um golo contra. É perfeitamente possível respeitar esta regra, só tenho de ser disciplinado.

4- Em odds abaixo de 2 trabalhar com valores de stake. Em odds superiores, devo trabalhar com exposição máxima (liability).
Esta regra vem no seguimento da anterior.

5- Os reds são pontuais...os greens vão-se acumulando.
Tenho de meter isto na cabeça. Na minha maneira de trabalhar, costumo ter mais greens que reds. Não posso pensar que, por regra, vou recuperar um red logo no jogo a seguir. Tenho de me mentalizar que os greens vão-se acumulando, sem ter a pressão de recuperar o que quer que seja. Cada jogo é um jogo. Sempre a olhar para a frente. Sempre a aprender com os erros.

6- Não posso ficar refém das regras.

Abraço e bons greens!

5 comentários:

  1. Uma coisa é certa. Perder uma boa quantidade de dinheiro em poucos jogos, é muito comum, mas ganhar uma boa quantidade de dinheiro em muitos jogos, já é mais difícil.
    Ficaria mais preocupado se tivesse feito muitos jogos quase todos em red, do que perder a mesma quantidade em poucos jogos

    ResponderEliminar
  2. Olá DarWin, só hoje tive conhecimento do teu blog, já li alguns posts e está muito interessante.

    Este post vai de encontro com aquele que eu fiz, sobre controlo emocional quando analisamos um período curto de resultados, e tu fazes referência num post teu mais antigo.

    Se analisares num intervalo maior certamente estás em profit, como dizes e bem "Há vida para lá deste mês... "

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Durt e benvindo ao meu blog! Ainda bem que o achas interessante. Espero "ver-te" por aqui mais vezes, pois a verdade é que são poucos os blogs de trading em português!

      Quando fiz este post também me lembrei desse teu post! É mesmo importante saber gerir os reds e os greens! Um trading acaba por ser um gestor de emoções, motivações e racionalidade.
      Acho que no mês de Outubro fui apanhado pelo síndrome de RR (Recuperação Rápida, denominação utilizada pelo Rui do vosso blog)!

      É exactamente isso: há vida para além deste mês. Vou tentar fazer cada jogo como se fosse o único do mês (concentrado ao máximo e não me deixando influenciar por resultados ou P&L anteriores).

      Eliminar
  3. Olá amigo!

    Já tinha lido este teu post (adorava ter lido algo super diferente), mas como o tinha feito no tlm não respondi!

    É de facto, e contra isso não há argumentos, um rude golpe na tua carteira, mesmo que seja a virtual!

    Neste momento gelado (como gosto de o chamar quando falo comigo mesmo), penso sempre nas mil e uma coisas que gostava de ter feito e não fiz, por serem demasiado caras para o momento, e quanto estourei por falta de ..... Pois ainda bem que já lá chegaste, foi mesmo a falta de controlo emocional.

    É sempre muito complicado, e não sou cínico, todos fazemos o mesmo, ou pelo menos ou faço-o, e ainda na semana passada foram-se 350€ no Benfica B, precisamente por querer recuperar JÁ o que tinha perdido.

    Como sabes, já fizeste a tua reflexão, isso não é a solução, porque se corre bem ainda se pode tornar mais perigoso.

    Estou convicto (não sei o mercado onde posso fazer o all-in) que darás a volta a isso, e que os "green day's" voltarão em força!

    Sobre as tuas viagens cá ao Porto (não tinha respondido, mas não estava esquecido) és sempre bem vindo, é uma questão de se combinar algo, porque todos os motivos são bons para se ir à francesinha!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá Rui!

    Outubro foi um tombo grande, mas também acredito que faz parte da evolução. Tal como faz parte experimentar vários mercados, modalidades, reds estúpidos, enganos (fazer back em vez de lay), backs/lays a favor que entram depois de golos e vice-versa, apostas penduradas que não entraram por um triz!!

    Eu não me importo ter reds, mas que têm uma justificação. O que é terrível é ter reds idiotas, aqueles que sabemos que podem correr mal e que esperamos que a sorte fique do nosso lado. Não gosto nada de depender da sorte. Quando isso acontece foi porque não fiz boas decisões.

    Espero que tenhas razão e que Novembro seja um Natal antecipado. Na verdade, o único jogo que fiz este mês correu bastante bem.

    Fica combinado. Quando for ao Porto digo-te para ver se combinamos alguma coisa. A francesinha parece-me uma óptima ideia!

    Abraço e bons greens!

    ResponderEliminar